segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rock Nacional - Anos 80




Foi nos anos 80, durante a minha infância e início de adolescência, que comecei a moldar a personalidade e gosto. Assisti a vitórias consagradoras do Piquet e o início do Senna, vi o Brasil cair diante da Itália no Sarriá, a geração de prata do volei, o final da Ditadura e claro, a explosão do rock nacional. Vindo na esteira do sucesso que o Punk, Glam Rock, New Wave e outros tantos estilos de Rock faziam no mundo inteiro, o grande impulso para o gênero veio das inúmeras casas de shows da época: Noites Cariocas, Circo Voador, Aeroanta, Madame Satã, Woodstock, etc... Tudo começou com a irreverência da Blitz, João Penca e Eduardo Dusek mas ganhou força com o Rock de Protesto, puxado principalmente pelas bandas de Brasília e São Paulo.

O eixo principal era formado por 4 bandas e as que vinham no seu vácuo (seja pelo intercâmbio de integrantes ou simplesmente pela cumplicidade musical): Titas, Legiao Urbana (Plebe Rude, Capital Inicial), Paralamas do Sucesso (Kid Abelha, Heróis da Resistência, Dulce Quental) e Ira! (Inocentes, Ultraje a Rigor).

E teve outras também de grandes sucessos na época, como as bandas Sempre Livre, Gang 90 e as Absurdettes, Biquini Cavadão, Hanói Hanói, Hojerizah, Harmony Cats, Lobão e os Ronaldos, Metrô, Magazine, Grafitti,Ed Motta & Conexção Japeri, além de cantores(as) como Marina Lima, Léo Jaime, Ritchie, Kid Vinil, Fausto Fawcett, entre outros. Vários locais do Brasil tinham suas bandas surgindo no Rio de Janeiro, surgiram os alegres Kid Abelha e Léo Jaime; Uns e Outros e o fim da banda Vímana revelou Lulu Santos, Lobão (também ex-Blitz) e Ritchie; em São Paulo, o Festival Punk de 81 revelou Inocentes, Cólera e Ratos de Porão. Além dessa cena, surgiram as principais bandas paulistas, como Ultraje a Rigor (no qual Edgard Scandurra tocou antes do Ira!), Ira!, Titãs, RPM, Zero, Metrô (banda),e Kid Vinil (então vocalista da banda Magazine). Sem se esquecer da cena independente muito bem representados pelo Fellini, Smack, Voluntários da Pátria, Akira S E Garotas Que Erram, e Mercenárias; em Brasília, o Aborto Elétrico (em que Renato Russo tocara) virou o Capital Inicial (que acabou se fixando em São Paulo), e a Plebe Rude teve o sucesso "Até Quando Esperar"; e no Rio Grande do Sul, os "cabeças" Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós chegaram ao sucesso nacional. Também estouraram bandas gauchas de rock como TNT, Taranatiriça, Cascavelletes, Os Replicantes, Os Eles, Bandaliera,Garotos da Rua e De Falla. Além deles, houve os baianos Camisa de Vênus, e os headbangers mineiros Sepultura, que com o seu Thrash Metal único, foram uma das poucas bandas brasileiras a fazer sucesso no exterior. (Wikipedia)

Sou completamente influenciado pelas bandas desse período e não acredito, sinceramente, que voltaremos a ter um momento tão criativo e influente como este.