sexta-feira, 25 de março de 2011

Dummy Coils - Solução ou Placebo?

Post atualizado em 22/12/2016

Engraçado como alguns assuntos parecem ser tabús. Desde o início da minha vida guitarrística fui usuário de humbuckers. Les Pauls e Soloists passaram pelas minhas mãos por anos até que por razões profissionais, precisei de um instrumento mais versátil. Eis que me surge uma Squier anos 90 e me achei com a sua pegada e com a forma como ela se encaixava em quase tudo o que eu tocava. Virei um Strateiro. Tive várias guitarras depois desta mas o ruído dos singles sempre me fazia recorrer aos stacks e mini-humbuckers. De uns anos para cá o meu som mudou. Foram-se as pedaleiras, os captadores de alto ganho e a minha raíz setentista veio à tona de vez, regada com muito blues. Como eu queria usar um set de Texas normalmente no meu dia-a-dia mas, principalmente nas gravações, aquele "hum" me persegue. Na guitarra dos meus sonhos eu gostaria de ter um set de Lindy Fralin. Então me interessei por um recurso antigo na verdade, mas que praticamente não há material tratando sobre isso aqui no Brasil: as Dummy Coils. Muita gente usa, muita gente conhece mas na internet não há sequer material para respaldar uma opinião. Consultei 3 experientes luthiers sobre o assunto e 1 nunca tinha usado, outro não usou mas ouviu falar mal e o outro me disse para fazer "na fé", pois ficava legal. 

Bom, vale a experiência. Juntei a sucata de algumas peças e montei uma stratinho aqui com singles cerâmicos para fazer meus testes. O princípio consiste em utilizar uma bobina "boba" no circuito simulando o cancelamento que ocorre num humbucker. A ligação deve ser feita em série para que não ocorra perda de saída (óbvio). Há indicações que o ideal seja utilizar 3 captadores com a mesma polaridade mas, como a Dummy não tem os magnetos, isso não vai influenciar. O importante é que a Dummy tenha uma resistência próxima a do captador ativo pois se for mais baixa, ainda haverá uma pequena incidência do "hum".

A questão agora é encontrar a melhor maneira de montar esse circuito. Há várias sugestões de diferentes esquemas e o jeito agora é experimentar. Na minha primeira tentativa o resultado foi animador. Com a guitarra ligada ao Amplitube com drive e o olho no Input Level, verifiquei uma redução de uns 80% do ruído. Mas não serve ainda como parâmetro pois usei potenciômetros velhos, a fiação tinha toscas emendas e a guitarra não tinha blindagem. Em breve vou fazer um serviço "limpo" e testar também as outras opções. 

A dica para todos é que não deixem de pesquisar. Eu sou um curioso e chego a ser chato atrás das informações, Mas o conhecimento abre portas. Ainda estou em busca da minha strato perfeita mas a minha receita está cada dia mais completa...