domingo, 19 de dezembro de 2010

Tele-Strat do Rori - 4

Pensando...

Tele-Strat do Rori - 3


O Escudo

Pensei em várias soluções para o escudo. Desde usar o formato Strato até deixá-la sem. Ambas as alternativas foram abandonadas devido aos furos da instalação e as marcas deixadas pelo escudo anterior. Não vou mexer no acabamento desta guitarra. Decidi então fazer um escudo utilizado uma placa de acrílico fumê que eu tinha aqui. Trabalho delicado mas, guardem esta frase, eu nunca perdi um escudo dentre os fabricados para clientes. Ficaria bem interessante, visível e ao mesmo tempo transparente. Bom, iniciei o corte do contorno.


Mas a minha mania de fazer as coisas durante a madrugada me pregou uma peça daquelas. Provavelmente devido ao cansaço, com TV ligada e meio desligado, acabei colocando força demais e deixando trincar a parte inferior do escudo. Uma pena quando isso ocorre com o escudo já tomando forma. Projeto abandonado.


Essas coisas acontecem. Bola para a frente. Meio revoltado entrei na net e comprei um escudo pronto. Vai ser um tradicional de Tele, padrão Tortoise da Gotoh. Diferente do que eu vinha pensando, mas...


Ficaria assim...

Tele-Strat do Rori - 2


Aproveitando o início das minhas férias resolvi dedicar algum tempo ao projeto da Tele-Strat. Como eu disse anteriormente, o corpo foi fabricado por um luthier, e constatei que várias adaptações foram feitas. Provavelmente, por conta disso, o meu projeto vai acabar ficando mais Tele do que Strato. A mais intrigante delas é na ponte. Trata-se de uma ponte vintage com as cordas presas na própria. Mas o antigo dono solicitou a adaptação para que as cordas passassem pelo corpo (eu também prefiro assim). O gênio ao invés de trocar a ponte (o mais simples) adaptou a ponte antiga. Com isso fez a furação fora do padrão impossibilitando a substituição dessa ponte sem um trabalho mais invasivo no instrumento. Sim já encontrei uma alternativa para este problema, mas a troca desta ponte não é prioridade, portanto ficará assim por um tempo. Não sei se troco a ponte e coloco um humbucker tradicional ou se compro um mini-humbucker para Tele e deixo a ponte quieta. Já cotei a fabricação manual de um captador destes (são bons e mais baratos). Estou estudando tambem a instalação de um captador no meio, mas isso já seria muito mais para fins estéticos do que funcionais. Vejam a guita com o braço de strato instalado.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tele-Strat do Rori


 Há tempos planejo montar uma guitarra híbrida de Telecaster com Strato. Lembro de uma guitarra usada pelo Frejat que eu gostava muito. Recentemente através de uma troca adquiri uma Tele muito interessante. Braço e componentes genéricos mas o corpo muito bem aparelhado, em três peças, envernizado e com bindin. Um pouco maior que o padrão e mais pesado. Não identifiquei a madeira ainda, embora pareça Ash. Tenho um braço de strato antigo, que já usei em várias situações e que encaixou perfeitamente. É em maple com escala em rosewood, trastes médios, troquei a marcação por abalone e fiz um leve escalope à partir da 9ª casa. Adaptei um roller-nut genérico pois havia instalado um lock nut anteriormente. Desgastei um pouco a cavidade do neck até aceitar um single convencional. Inicialmente vou instalar um Hot Way Plus da Spirit nesta posição. Um mini-humbucker equilibrado de saída média, na posição a qual eu mais toco. Decidi, por hora, não alterar a estrutura do instrumento. Vou fazer um escudo. Inicialmente um acrílico, transparente, pra aproveitar a beleza da madeira. Pensei em trocar a ponte para uma com humbucker, mas vou passar uma temporada com o captador original. Estou analisando várias mods, mas vou começar pelo menos invasivo, um circuito ativo e ver no que dá. Vou atualizando.

Vendo Strato Filé, rsrsrs...




vendida

Guitarra T 736-S com corpo em Alder, pintura Sunburst sem nenhum arranhão e rebaixamento traseiro.

- Braço de luthier (padrão Fender com 21 trastes) em maple;
- Escala em Rosewood. Marcação em abalone, trastes médios, tensor ok;
- Leve escalope à partir da 9ª casa;
- Roller-nut, tarraxas e ponte vintage Condor;
- Escudo Perolado Guitar Parts;
- Potenciômetros Alpha (vol) e CTS (tone) de 250k;
- Elétrica blindada (sem ruídos);
- Captação SSS - single coil de alnico (braço e meio originais da 736 e ponte retirado de uma 737 Custom);
- Várias Mods instaladas: - Chave p/ escolha de capacitor do Tone (0.022/ none/ 0.047)
                                        - Kit Volume (para evitar a perda de agudos em volumes baixos)
                                        - Chave de defasagem para o captador do meio.

Excelente timbre e pegada. Ideal para Classic Rock/Pop/Blues. Excelente estado. Customizada para músico profissional com vários detalhes não encontrados em guitarras de série. Ótimo custo benefício

Post Provisório - RG 350 EX - 15/12 - Fernando

Reparo do parafuso de fixação do suporte da ponte.

Set-up completo (Floyd Rose):

- Limpeza geral;
- Polimento dos trastes;
- Hidratação da escala;
- Regulagem do tensor;
- Desmontagem e lubrificação de todo o hardware;
- Limpeza dos componentes elétricos;
- Regulagem de oitavas;
- Regulagem da altura dos captadores;
- Regulagem da ponte e verificação das molas;
- Troca das cordas.


Minha Strato

Ficará assim por um tempo, mas estou louco para mandar um verniz nela...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Então, a vaca subiu no telhado! O gato? Não! A vaca mesmo...

A gente lê e não acredita no que leu...

Bombeiros retiram vaca presa no telhado de uma casa em Minas

 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Wikileaks - browse the database


http://www.guardian.co.uk/world/interactive/2010/nov/28/us-embassy-cables-wikileaks