segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Guitar Heroes Brasileiros (parte 3)

Eu me reservo o direito de tratar esta seção do Blog dando o devido destaque a alguns músicos específicos. Não que sejam melhores do que os outros. Nada disso!!! Mas porque tem uma elevada importância na minha formação e principalmente porque, tornaram-se guitarristas numa época em que tudo era muito mais difícil. Onde os discos chegavam ao Brasil anos depois de serem lançados lá fora, não existiam books, video-aulas, internet, nada deste arsenal que hoje está à disposição de qualquer garoto que resolva se aventurar pelos caminhos da guitarra.  Moldaram seus estilos na raça, tocando em guitarras tosquissimas muitas vezes ligadas ao 3 em 1 da sala, enquanto ouviam repetidamente a chiadeira daquele velho disco de vinil. Eu peguei extamente a transição entre estas fases então conheço bem as duas realidades. Hoje, trago uma entrevista com o Andre Christovam. Pra mim, o cara que traduziu o Blues para o português. Não esqueço de refrões como: "tem dias que eu me pergunto/ se essa vadiagem já não foi longe demais/ reviro todos os bolsos/ procuro em minha manga uma outra chance ou outro As..." ou "mulher como você eu sei não nasce todo dia/ seus pais tiraram dez no quesito anatomia/ me rendo aos seus encantos, charme e simpatia/ ponho meu violão no prego e digo/ So long Boemia..."