segunda-feira, 21 de setembro de 2009

20 de Setembro - Dia do Palmeiras



Em 2005, a Câmara de Vereadores de São Paulo oficializou a data de 20 de setembro como "Dia do Palmeiras", já que há exatamente 67 anos ocorria a chamada "Arrancada Heróica" que deu aos palmeirenses o título estadual de 1942.

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália sofria pressão para mudar de nome. Em 16 de abril, a diretoria decidiu chamar o clube de "Sociedade Esportiva Palestra de São Paulo", mas as contestações políticas e esportivas continuaram até que, na véspera da decisão do Paulista contra o São Paulo, optou-se por "Palmeiras".

A reunião que definiu a alteração em 19 de setembro de 1942 foi tensa, já que havia o perigo de perda de patrimônio para outro clube e de ser retirado do Paulistão, que o Palestra Itália liderava. Mas o dirigente Mario Minervino discursou na época: "Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões."

Na partida final, no dia 20, em um Pacaembu lotado, o recém-nascido Palmeiras entrou em campo com uma bandeira do Brasil para enfrentar o São Paulo, um dos que fizeram pressão para o rival mudar de nome. O resultado foi uma vitória alviverde por 3 a 1 antes de os tricolores deixarem o campo em protestos.

Com estes acontecimentos, palmeirenses criaram um dos slogans que mais agradam ao atual presidente Luiz Gonzaga Belluzzo: "O Palestra Itália morreu líder, e o Palmeiras nasceu campeão."