Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (Itta Bena, Mississippi, 16 de setembro de 1925 – Las Vegas, 14 de maio de 20151 ) foi um guitarrista de Blues, compositor e cantor estado-unidense. O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio W. Foi considerado ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix os melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.2 Ao longo da sua carreira, B.B. King foi distinguido com 15 prémios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical único e que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de Rei dos Blues.3 .
Era apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil".
Seguem abaixo alguns comentários sobre a morte de B.B.King feitos por músicos famosos via twitter:
Ringo Starr: Deus abençoe B.B. King, paz e amor à sua família.
Gene Simmons: Muito triste. B.B.King, descanse em paz.
Joe Perry: Muito triste acordar hoje cedo e receber a notícia da morte do grande B.B. King.
Nikki Sixx: Ninguém vive para sempre mas a música sim. Obrigado B.B. King pelas pérolas que nos ofereceu em 89 anos de vida.
Peter Frampton: Meu coração está com a família de B.B. King e todos que o amam. Um grande amigo e incrível guitarrista nos deixou. Nós sentiremos sua falta.
Bryan Adams: Descanse em paz, B.B. King. Um dos maiores guitarristas da história do Blues. Ele podia fazer com uma nota mais que qualquer outro.
Vince Neil: Descanse em paz B.B. King. Uma verdadeira lenda.
Richie Sambora: Meu amigo e lenda B.B. King faleceu... Estou muito triste... ele era incrível para mim... Perdemos o rei... Amor e preces para sua família.